Nacional
Bancos vão funcionar no Dia do Servidor Público (28/10)? Entenda
Compartilhe:
Nesta sexta-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público em todo o país. Em razão disso, fica o questionamento se os bancos vão funcionar no referido dia, já que muitos deles, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, é composto por trabalhadores que são servidores públicos.
Muitos brasileiros ficam preocupados com o pagamento de contas e funcionamento dos bancos nos dias de feriado ou ponto facultativo. Por isso, confira a seguir, quais as agências bancárias devem abrir nesta sexta-feira (28/10).
Bancos vão funcionar no Dia do Servidor Público?
A resposta é positiva. Apesar de muitos contratados por bancos serem servidores públicos, pelo menos 18 estados adiaram ou anteciparam o ponto facultativo no país.
Além disso, segundo o calendário de feriados bancários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Dia do Servidor Público não consta como dia de folga para seus funcionários. Dessa maneira, os bancos brasileiros devem abrir nesta sexta-feira.
Contudo, é importante salientar que alguns estados brasileiros não mudaram data e terão ponto facultativo na sexta-feira (28). Em razão disso, é importante consultar o funcionamento dos órgãos públicos nestes estados:
- Acre;
- Distrito Federal;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- Sergipe;
- São Paulo;
- Tocantins.
O dia do Servidor Público não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários e suspender o atendimento nas repartições públicas e alguns bancos estatais.
Para este ano, alguns estados e capitais brasileiras consideraram o segundo turno das votações 2022, que acontece neste domingo (30/10). Em razão disso, houve antecipação ou adiamento da folga, evitando um “feriadão” no fim de semana do segundo turno, o que poderia aumentar o índice de abstenções na votação.
Vale contextualizar que esse feriado em homenagem aos servidores foi criado no ano de 1939, e tem objetivo de homenagear os profissionais que atuam em todos os setores do Poder Público.
Quais os próximos feriados de 2022?
Com o ano de 2022 está em seus meses finais, ainda restam algumas datas que são feriados nacionais. De acordo com calendário do Ministério da Economia, que define feriados e pontos facultativos, ainda restam algumas datas. Veja quais são elas:
- 2 de novembro: feriado de Finados, cai numa quarta-feira;
- 15 de novembro: Proclamação da República, cai numa terça-feira;
- 25 de dezembro: Natal, cai num domingo.
O próximo ano já começa com um feriado nacional. O dia 1 de janeiro cai num domingo, o que não deve mudar muita coisa para a maioria dos trabalhadores.
Feriados nacionais para 2023
O Ministério da Economia ainda não divulgou as datas dos feriados para 2023. Contudo, com base nas datas comemorativas que ocorrem todos os anos, como Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Corpus Christi, os feriados do ano de 2023 serão os seguintes:
- 1º de janeiro, domingo, é celebrado o Ano Novo;
- 7 de abril, sexta-feira, é celebrada a Paixão de Cristo;
- 21 de abril, sexta-feira, comemora-se o dia de Tiradentes;
- 1º de maio, segunda-feira, é celebrado o Dia do Trabalho;
- 8 de junho, quinta-feira, é celebrado Corpus Christi;
- 7 de setembro, quinta-feira, é celebrada a Independência do Brasil;
- 12 de outubro, quinta-feira, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro, quinta-feira, o dia de Finados;
- 15 de novembro, quarta-feira, é celebrada a Proclamação da República;
- 25 de dezembro, segunda-feira, é celebrado o Natal.
Além dos feriados nacionais listados anteriormente, há seis datas que são consideradas ponto facultativo em 2023:
- 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, comemorado o Carnaval;
- 22 de fevereiro, quarta-feira, comemorada a Quarta-feira de Cinzas;
- 9 de abril, domingo, celebrada a Páscoa;
- 24 de dezembro, domingo, é a Véspera de Natal;
- 31 de dezembro, domingo, é a Véspera de Ano Novo.
Além disso, é preciso se atentar aos feriados municipais e estaduais, que podem acarretar outras folgas para o próximo ano.
Concursos no Brasil